Natal chegando, ano novo chegando e você já está pensando na lista de compras das ceias. Eu sei que está. Uns pratos serão cortados esse ano, outro adaptados, mas enfim... A gente se vira! No fim das contas a gente sempre se vira...
Tem itens que eu não consigo encontrar nos mercados o ano inteirinho, só em dezembro. Como o frango defumado! E quando encontro, o preço é bem salgado, não é? Ô troço caro!
Uma delícia, mas caro.
Então, para que o frango defumado saia da lista de pratos cortados da ceia para a lista de pratos adaptados da ceia, vamos aprender como defumar frango em casa. Simples e fácil.
Em tempo: Se tem um prato que a gente espera o ano inteiro pra comer, é o frango defumado com requeijão. E nem é na ceia não. É fim de semana comum mesmo...
Essa receita é maravilhosa! E quando eu faço, é praticamente dia de festa aqui em casa. Sim. Porque, como eu disse, eu não encontro frango defumado com facilidade.
Outra receita onde o frango defumado faz a diferença: salpicão.
Mas dá pra sair um salpicão de frango defumado no Natal. Adaptado, mas dá. Não fica igual ao do mercado, ÓBVIO! Mas fica gostoso e substitui bem.
Aprenda como defumar frango em casa e adapte suas receitas.
Tem tempo até o Natal! Teste o ponto da defumação até lá! Vá testando tempos e quantidades até chegar na medida que VOCÊ considera ideal.
como defumar frango
Eu fiz assim:
- cozinhei os peitos de frango inteiros com água, sal, pimenta do reino e páprica defumada;
- coloquei eles na panela para defumar inteiros porque achei que o sabor ficaria mais suave do que se colocasse eles já desfiados.
- para ver como é o processo de defumação, dê uma olhada no post como defumar alimentos em casa e você vai entender melhor tudo isso que estou fazendo aqui.
- coloquei os peitos direto na panela, sem usar potinhos ou pratinhos como eu explico lá no post.
- deixei um minuto de um lado, virei, deixei defumar mais um minuto do outro lado.
- só então desfiei para usar na minha receita.
- fazendo assim, o sabor de defumado ficou bem suave. Eu sugiro que você comece o processo que nem eu, com os frangos inteiros. Depois desfie o frango, misture bem e experimente. Isso é super importante, porque as partes de fora ficarão bem mais defumadas que as partes de dentro dos peitos de frango.
- então, com o frango desfiado e bem misturadinho, veja se tem necessidade de defumar mais um pouco. Se tiver, coloque ele desfiado na panela e defume mais um pouco. Lembrando que agora, com ele desfiado, o sabor vai pegar bem mais rápido, então reduza o tempo.
- e vai testando e experimentando. Eu achei o meu ponto de defumado ideal testando, testando e testando.
- Hahahaha. Quando a receita ficou pronta, eu já estava de barriga cheia de tanto que experimentei frango! Mas ok. Agora eu já sei o ponto ideal da próxima vez que eu fizer!
- depois de estar no ponto que eu queria, voltei com o frango para a panela e finalizei minha receita de frango defumado com requeijão.
- bem, eu espero muito ter ajudado vocês com esse post de como defumar frango em casa. Como eu disse lá em cima, não fica igual ao do mercado, mas fica gostosinho.
- a gente se ajeita, né? ❤❤
- um feliz Natal a todos vocês e obrigada por lerem até aqui!
Acompanhamentos:
- arroz branco e só! Sério!
Nenhum comentário:
Postar um comentário